WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

PEC do voto impresso: PSD, PSDB, DEM e MDB foram os partidos com mais traições

1 Os 4 partidos orientaram voto NÃO, mas seus filiados deram mais votos SIM à proposta. No total, 113 dos 448 deputados que votaram não obedeceram à orientação partidária (25%).

 As siglas com os maiores percentuais de votos contrários à orientação foram PSD (57%), PV (50%), PSDB (47%), DEM (46%) e MDB (45%).

PSD, PSDB, DEM e MDB também foram os únicos partidos a ter mais votos contrários à orientação do partido do que a favor:

  • PSD: o partido orientou voto NÃO, mas teve 20 votos SIM e 11 NÃO; 4 se ausentaram e não votaram
  • PSDB: o partido orientou voto NÃO, mas teve 14 votos SIM e 12 NÃO; 5 não votaram e 1 se absteve (Aécio Neves), também contrariando o partido *
  • DEM: o partido orientou voto NÃO, mas teve 13 votos SIM e 8 NÃO; 7 se ausentaram
  • MDB: o partido orientou voto NÃO, mas teve 15 votos SIM e 10 NÃO; 8 se ausentaram

Outas nove siglas tiveram votos contrários à orientação: Cidadania (38% dos filiados), Solidariedade (36%), PSB (35%), PL (27%), Avante (25%), PDT (24%), Podemos (20%), PSL (11%) e Republicanos (9%).

Podemos, PSL e Republicanos foram os únicos partidos que orientaram seus deputados a votarem a favor da PEC do voto impresso.

PT, PSOL, PCdoB e Rede não tiveram nenhum voto contrário ao determinado pelo partido.

Outros seis siglas liberaram seus filiados para votar como quisessem: PP, PROS, PSC, PTB, Novo e Patriota. Único deputado sem partido, Rodrigo Maia votou contra a PEC.

Veja todos os percentuais na tabela abaixo:

Votação da PEC do voto impresso

Partido Orientação Número de deputados Votos contra a orientação % de votos contrários
PSD Contra a PEC 35 20 57%
PV Contra a PEC 4 2 50%
PSDB Contra a PEC 32 15 * 47%
DEM Contra a PEC 28 13 46%
MDB Contra a PEC 33 15 45%
Cidadania Contra a PEC 8 3 38%
Solidariedade Contra a PEC 14 5 36%
PSB Contra a PEC 31 11 35%
PL Contra a PEC 41 11 27%
Avante Contra a PEC 8 2 25%
PDT Contra a PEC 25 6 24%
Podemos A favor da PEC 10 2 20%
PSL A favor da PEC 53 6 11%
Republicanos A favor da PEC 32 3 9%
PP Liberado 41 - -
PROS Liberado 11 - -
PSC Liberado 11 - -
PTB Liberado 10 - -
Novo Liberado 8 - -
Patriota Liberado 6 - -
Sem partido Liberado 1 - -
Rede Contra a PEC 1 0 0%
PCdoB Contra a PEC 8 0 0%
PSOL Contra a PEC 9 0 0%
PT Contra a PEC 53 0 0%

Veja como votou cada partido na PEC do voto impresso — Foto: G1

Durante a votação, alguns deputados que participavam remotamente da sessão reclamaram ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que não estavam conseguindo registrar o voto pelo celular.

Foram os casos de Alexandre Padilha (PT-SP) e Gonzaga Patriota (PSB-PE), por exemplo. Ambos se posicionam contra o voto impresso, mas aparecem no registro da Câmara como "ausente".

Derrota para Bolsonaro

A rejeição da PEC do voto impresso representa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro, que sem apresentar provas vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica.

O presidente da República também tem feito acusações sem fundamento a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A PEC precisava de no mínimo 308 votos para ser aprovada na Câmara dos Deputados, mas teve o apoio de apenas 229 deputados. Outros 218 votaram contra a PEC, 64 não votaram e um se absteve.

Os 64 deputados ausentes — entre eles vários parlamentares de legendas governistas — contribuíram para a derrota de Bolsonaro. Por ser presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) é o único que não vota.

VÍDEO: Julia Duailibi analisa rejeição do voto impresso na Câmara

VÍDEO: Julia Duailibi analisa rejeição do voto impresso na Câmara

Novo ataque do presidente

Na terça-feira (10), o presidente da Câmara repetiu o que tinha dito na sexta-feira (7), de que Bolsonaro respeitaria a decisão da Câmara e encerraria o assunto. "Ele me garantiu que respeitaria o resultado do plenário. Eu confio na palavra do presidente da República ao presidente da Câmara", afirmou Lira.

Bolsonaro mentiu ao dizer que metade do Parlamento votou a favor do voto impresso e que os 218 que votaram contra a PEC e os 66 que se abstiveram ou se ausentaram foram chantageados.

"Quero agradecer à metade do Parlamento que votou favorável ao voto impresso. Parte da outra metade, que votou contra, entendo que votou chantageada. Uma outra parte que se absteve, dessa parte, não são todos, mas alguns ali também não votaram com medo de retaliação", disse.

44% dos votos a favor da PEC

Os 229 deputados que votaram a favor da PEC do voto impresso representam 44% dos 513 congressistas — portanto menos da metade da Câmara, ao contrário do que diz Bolsonaro.

Além disso, na prática, quem não vota contribui para derrubar da proposta, já que dificultam a chegada na marca dos 308 votos necessários para aprovar uma PEC (60% da Casa).

Se somados os 218 deputados que se posicionaram contra a proposta, a abstenção e as 64 ausências, 283 dos 513 congressistas não apoiaram o voto impresso — 54% do total.

Camarotti diz que falta de voto é sinal de mal estar contra a proposta de Bolsonaro

Camarotti diz que falta de voto é sinal de mal estar contra a proposta de Bolsonaro 

Fonte: https://g1.globo.com

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web