WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

'Festa sexual' de traficantes em cadeia de Bangu derruba diretoria

iStock/Imagem ilustrativa Visitas íntimas irregulares a ao menos 12 chefes e ex-chefes do tráfico de drogas do Rio de Janeiro, que cumpriam pena na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4), resultaram na exoneração do diretor, do subdiretor e um segurança da unidade nesta terça-feira (11).

O afastamento dos diretores ocorre uma semana após a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) instaurar um procedimento para apurar a entrada irregular de 15 mulheres em troca de suposto pagamento de propina. O caso, revelado pela TV Globo, foi confirmado pelo UOL pela pasta e com base em decisão da VEP (Vara de Execuções Penais) que afastou a diretoria.

As visitas íntimas beneficiaram integrantes da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro), que segundo a VEP são de alta periculosidade. A suspeita é de que os servidores tenham recebido R$ 3.000 em propina para facilitar o encontro em 23 de dezembro.

Banheiros da unidade chegaram a ser utilizados pelos detentos para os encontros sexuais, segundo imagens apreendidas pela VEP.

As imagens do sistema de monitoramento do pátio de visitas demonstram a utilização reiterada dos banheiros do pátio para uso como local de visita íntima (infração conhecida como "ratão"). As cenas, inclusive, indicam uma absurda ausência de qualquer tipo de fiscalização do local (pátio de visitas) pelos servidores da unidade, o que autoriza pressupor que tenha ocorrido uma omissão intencional dos agentes
Bruno Monteiro Rulière, juiz da VEP

Nove presos já identificados foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1). Policiais penais que estavam de plantão no dia do encontro deverão ser realocados em outras unidades prisionais.

Há a suspeita de que as visitantes tenham sido cadastradas no nome de outros detentos para ingressar na cadeia.

Procurada, a Seap informou, por meio de nota, que "não compactua com qualquer irregularidade no interior das unidades prisionais e que a Corregedoria do órgão atuará, com o rigor que a lei permitir, para identificar e punir os envolvidos".

Fonte: https://noticias.uol.com.br

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web