WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Empresário brasileiro suspeito de chefiar organização criminosa é preso no Paraguai

Empresário brasileiro é preso no Paraguai Brasileiro é suspeito de oferecer dinheiro e infraestrutura para tráfico internacional de drogas na fronteira de Cidade do Leste, no Paraguai, com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e para os EUA.

Um brasileiro foi preso suspeito de chefiar uma organização criminosa que fornecia dinheiro e infraestrutura para o tráfico internacional de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai e também nos Estados Unidos, segundo a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad).

Conforme a Senad, Kassem Mohamad Hijazi foi detido, na terça-feira (24), no escritório dele em Cidade do Leste, no Paraguai, município que liga o país ao Brasil, por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, pela Ponte Internacional da Amizade.

Agentes da Senad e da Agência Americana Antidrogas (DEA) também fizeram buscas no escritório.

Conforme as autoridades, Kassem usava seis empresas para fazer transferências ilícitas de dinheiro.

O esquema era comandado em Cidade do Leste e foi identificado por agências fiscais e de combate ao tráfico de drogas dos Estados Unidos.

Empresário foi enviado para Assunção, no Paraguai, e será transferido para os EUA — Foto: Senad/Divulgação

Empresário foi enviado para Assunção, no Paraguai, e será transferido para os EUA — Foto: Senad/Divulgação

O governo americano afirma que Hijazi era protegido por um esquema de propina envolvendo políticos, promotores e policiais paraguaios.

Com o uso da empresa de fachada na tríplice fronteira, o empresário atendia criminosos nos Estados Unidos, América do Sul, Europa, Oriente Médio e China.

Segundo a Senad, em 2004, o suspeito e o irmão dele foram condenados por crimes relacionados à lavagem de dinheiro.

Até a publicação desta reportagem, o G1 não tinha conseguido localizar a defesa do empresário brasileiro.

Empresário foi preso em Cidade do Leste, no Paraguai — Foto: Senad/PY/Divulgação

Empresário foi preso em Cidade do Leste, no Paraguai — Foto: Senad/PY/Divulgação

A investigação foi destaque em sites do governo americano, e a prisão foi comentada pelo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Antony Blinken, em uma rede social.

"O tesouro americano sancionou três indivíduos por suas funções em esquemas de corrupção no Paraguai. Os Estados Unidos estão empenhados em combater a corrupção, promovendo responsabilização e protegendo o sistema financeiro dos EUA de abusos", disse na publicação.

Kassem foi transferido, ainda na terça-feira, para Assunção, a capital do Paraguai. Nos próximos dias, deve ser levado para os Estados Unidos.

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web