WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Preso detalha rotina de presídio em rede social e usa internet até para responder perguntas de dentro da cadeia

Preso postou imagem de lanche feito na celaMesmo estando atrás das grades, um homem exibe pela Internet sua rotina diária em um presídio, localizado no Norte Fluminense . Com 2.159 seguidores em uma rede social, o detento revela, entre outras coisas, parte das dependências da unidade em que está preso, e ainda que é possível preparar um misto quente em uma das celas. Além disto, ele tambem responde perguntas formuladas por quem curte os seus posts.

As gravações, sempre embaladas por pagodes e raps, teriam sido feitas no presídio Dalton Crespo, em Campos, no Norte Fluminense.

Numa das cenas postadas, o detento filmou as grades da prisão em meio a lencóis e roupas penduradas. Em outra, ele gravou um jogo de futebol disputado pelos internos no pátio da prisão. Para não ficar mal com colegas de cela, teve o cuidado de exibir apenas os pés dos detentos, evitando mostrar os rostos dos jogadores. No mesmo post, ele digitou uma mensagem se refereindo ao momento de lazer:" hoje foi tudo na paz", escreveu.

Mas, as mensagens veiculadas pela internet também mostram os "deveres" de quem compartilha a mesma cela, como o de tentar manter limpo o ambiente : "hoje foi dia de faxina", digitou em um post, que exibe um vídeo de detentos limpando com água sabão e rodos. A limpeza acontece no que parece ser um corredor interno que dá acesso às celas.

Uma outra postagem exibe um vídeo com a preparação, dentro de uma cela, de um sanduíche com queijo e presunto. A imagem mostra o lanche sendo preparado em uma sanduicheira improvisada. A mesma imagem traz a palavra bom dia, dando a entender que a guloseima estava sendo preparada para o café da manhã.

Mas, além de mostrar o dia a dia de quem está preso, o detento também usa a internet para interagir com seus quase 3 mil seguidores. Numa postagem, uma seguidora pergunta se os internos estão recebendo visitas normais, como antes da pandemia, ou se o período de visitação está reduzido. " Está normal", escreveu na resposta.

Em uma outra postagem, ele escreveu "Minha terra natal é Macaé, Rio de Janeiro, enquanto postava a imagem de um local que com uma rua de paralelepípedo cortada por um canteiro central". Procurada, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária ( Seap) disse estar trabakhando na identificação do detento responsável pela postagem e que agentes penitenciários realizam buscas na cela do suspeito para tentar localizar celulares.

No fim da tarde desta segunda-feira, a Seap emitiu uma nota sobre o caso. Confira a íntegra do documento. "A Seap informa que que identificou o local e está tomando as medidas cabíveis. As imagens são do Presídio Dalton Crespo, em Campos dos Goytacazes e uma equipe de Policiais Penais está realizando, neste momento, uma geral nas celas da unidades. Os presos identificados sofrerão sanção disciplinar e serão transferidos para a Penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pellegrino, no Complexo de Gericinó.

A Seap ressalta que não compactua com qualquer irregularidade no interior das unidades prisionais e que a Corregedoria do órgão também irá apurar as responsabilidades pelo ingresso do aparelho telefônico na unidade."

Fonte: Preso detalha rotina de presídio em rede social e usa internet até para responder perguntas de dentro da cadeia (globo.com)

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web