O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) ameaçou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes nesta 4ª feira (20.ago.2025) durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados. “Vou acabar com sua vida”, disse o congressista.
“Que dia para se dizer mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal. Continuem perseguindo as pessoas! Estão no caminho certo! Daqui a pouco tempo este país será uma desgraça definitiva. Alexandre de Moraes, o dia do seu fim está próximo e nós vamos acabar com a sua vida!”, afirmou Zé Trovão.
A fala do deputado se deu em um contexto de defesa ao pastor Silas Malafaia, alvo de um mandado de busca pessoal e apreensão de aparelhos celulares na noite desta 4ª feira, no Aeroporto do Galeão. A decisão, que partiu do ministro Moraes, também impede o pastor de sair do país.
“Quero repudiar a perseguição contra não somente um cidadão, mas um dos homens mais eloquentes do evangelho brasileiro”, disse o congressista.
Em seguida, ao voltar ao microfone, Zé Trovão recuou e redirecionou a ameaça “às ações” do ministro contra integrantes da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).“Quero fazer uma correção na minha fala quando citei o Moraes. Eu disse ‘destruir a sua vida’ e isso não é verdade de maneira nenhuma. Nós não estamos aqui para destruir vidas, e sim as ações erradas que ele tem tomado, então eu quero retirar a minha palavra. Nós iremos acabar com a injustiça que ele comete”, completou o deputado.
Em nota enviada ao Poder360, Zé Trovão destacou 5 pontos principais do episódio envolvendo o ministro:
-
“A fala não configurou ameaça nos termos do Código Penal, por não conter promessa de mal injusto ou grave.
-
Houve retratação imediata e pública.
-
Não se verificou dolo específico, requisito para crimes contra a honra.
-
O pronunciamento ocorreu em contexto político-parlamentar, voltado a críticas funcionais.
-
Não houve qualquer atentado contra o Estado Democrático de Direito.”
Além disso, afirmou que a frase foi utilizada “em um momento de exaltação” e que foi “mal interpretada” como uma ameaça ao ministro. “Não houve intenção de atentar contra a vida ou a integridade do magistrado, mas sim de criticar aquilo que considero ‘arbitrariedades e excessos’ em decisões recentes”, completou.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-justica/ze-trovao-ameaca-alexandre-de-moraes