WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Militar do GSI filmado dando água a golpistas no Planalto, em 8 de janeiro, é major do Exército e deve ser ouvido novamente pela PF

Militar dá água a golpistas durante invasão ao Palácio do Planalto, em 8 de janeiro — Foto: CNN/Reprodução A TV Globo confirmou que o homem nas imagens é o major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira.

Ele atuava como coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais e estava trabalhando no Palácio do Planalto no domingo.

O material foi divulgado pela "CNN" nesta quarta-feira (19). Inicialmente, a emissora havia borrado as imagens dos rostos dos servidores do GSI. Nesta quinta, tirou o borrão e mostrou os rostos.

As imagens mostram o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, e auxiliares caminhando entre os manifestantes que invadiram os andares mais altos do Palácio do Planalto, no dia dos atos golpistas. Veja as imagens abaixo:

Veja imagens de homens do GSI no Palácio do Planalto durante atos golpistas de 8/1

Veja imagens de homens do GSI no Palácio do Planalto durante atos golpistas de 8/1

Major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira — Foto: Arquivo pessoal

Nos vídeos, a equipe do GSI dá água para os invasores e indica uma saída de emergência a eles. O general Gonçalves Dias diz que sua equipe estava direcionando os bolsonaristas que invadiram o Planalto para o segundo andar, onde seriam presos.

Horas após as imagens terem sido divulgadas, Dias e o número 2 do GSI, Ricardo José Nigri, pediram demissão dos cargos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o ministro interino do GSI. Cappelli foi, também, o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal nas semanas posteriores aos atos golpistas.

Depoimento à PF

Ouvido como testemunha ainda em janeiro, Natale disse à polícia que, no momento da invasão, "havia por volta de apenas 40 homens na tropa de choque para fazer a contenção de milhares de manifestações (sic)".

O coordenador relatou aos investigadores que, ao visualizar a movimentação em direção ao Planalto, "acionou o pelotão de choque do Exército-BGP que se encontrava de prontidão".

O pelotão "foi posto em posição e as guarnições da PM que estavam no local recuaram em direção ao Palácio do Planalto".

Segundo ele, após o rompimento da cerca de contenção a oeste do prédio foi acionado o "Plano Escudo" – "um planejamento que envolve as forças da PMDF, Exército e GSI para impedir invasões nos órgãos governamentais".

Mesmo assim, os invasores conseguiram romper as barreiras fixas e chegar ao espelho d'água do palácio.

Natale afirmou que os invasores foram contidos temporariamente no espelho d'água, enquanto havia negociação, mas que eles "conseguiram romper os bloqueios e tiveram acesso a marquise do Palácio do Planalto".

Ele acrescentou que os golpistas "utilizavam de violência e ameaça para conseguir acesso ao Palácio do Planalto, pois atiraram pedras do próprio chão do palácio nas tropas de segurança."

Já dentro do prédio, disse o coordenador, foram roubados equipamentos da sala do encarregado de segurança das instalações, incluindo cassetetes, sprays de pimenta e 11 tasers, armas não letais.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/20/integrante-do-gsi-filmado-dando-agua-a-golpistas-no-planalto-em-8-de-janeiro-deve-ser-ouvido-novamente-pela-pf.ghtml

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web