WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Após prender advogados e servidores, operação afasta defensor público em ação contra “gravatas” do PCC

https://ojacare.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Operacao-Courrier-advogado-pcc.jpg Um ano após prender seis advogados e servidores públicos, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) voltou às ruas, nesta quarta-feira (1º), em ofensiva contra “gravatas” do PCC. A Operação “Maître” (Mestre) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Campo Grande, aplicou medidas cautelares diversas de prisão e afastou um defensor público, que não teve a identidade divulgada.

A ação é a segunda fase da Operação “Courrier”, deflagrada em março de 2022, em que são apurados crimes de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e violação de sigilo funcional qualificada, atribuídos a um advogado apontado como “gravata” da facção criminosa PCC, que está preso preventivamente, um defensor público e seu ex-assessor, também advogado.

Segundo o Gaeco, braço policial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, os alvos de medidas cautelares estão proibidos de manter contato por qualquer meio com investigados da “Courrier” e de acessar órgãos públicos e seus sistemas, sobretudo à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, salvo quando intimados.

O nome da operação faz alusão à forma pela qual os demais integrantes da associação criminosa referiam-se ao defensor público, denominando-o “Mestre”. Maître, em francês, que é tratamento conferido aos operadores do Direito.

Março de 2022

No ano passado, a Operação Courrier resultou na prisão de seis advogados, um policial penal, um servidor judiciário e um servidor da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Todos estes tem algum tipo de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção organizada que atua dentro e fora dos presídios brasileiros e também na linha de fronteira com o Paraguai.

Uma comissão foi criada pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul) para acompanhar o caso. De acordo com o Gaeco, o grupo estaria articulando atentados contra a vida de agentes públicos, entre eles o promotor do Gaeco e um juiz de Direito de Campo Grande.

Fonte:https://ojacare.com.br/2023/03/01/apos-prender-advogados-e-servidores-operacao-afasta-defensor-publico-em-acao-contra-gravatas-do-pcc/

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web